É fundamental dizer NÃO AO RACISMO e a todas as formas de discriminação. O RACISMO precisa de ser combatido ativamente por todos, sobretudo no mundo do desporto, mais nomeadamente no basquetebol. Devemos combater o racismo através da Educação e Consciencialização. Reconhecer que o racismo afeta a vida das pessoas, em particular dos atletas. Tomar posicionamento sobre a causa, não devemos ser cúmplices no silêncio, devemos sim denunciar atitudes e falas racistas. Devemos acima de tudo ouvir e apoiar as vítimas de racismo.
A A.B. Alentejo promove a igualdade e diversidade em todos os jogos, para que o ambiente seja saudável, e de convívio social. O racismo no basquetebol afeta atletas, árbitros e adeptos. O desporto deve ser um local de união e fair-play.
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) tem um papel central na fiscalização e no desenvolvimento de campanhas de sensibilização. A lei nacional prevê sanções para manifestações de violência, racismo, xenofobia e intolerância nos eventos desportivos. O objetivo é que o desporto, em especial o basquetebol, seja um campo de igualdade, mérito e celebração da diversidade.
No basquetebol o respeito pelas regras, pelos adversários, pela arbitragem, reconhecer o erro, auxiliar o adversário, ser humilde na vitória e ter dignidade na derrota, são premissas presentes da nossa modalidade.
A Associação de Basquetebol do Alentejo tem como missão esta época lançar uma mensagem com o apelo à construção de uma sociedade mais justa, segura e respeitadora através do basquetebol. Iremos lançar uma campanha com diversas iniciativas ao longo da época.
Diz Não ao RACISMO!!!
