Em 2025 o A.S.C./B.V.R.M. irá celebrar 50 anos de história e muita dedicação ao basquetebol.
O clube, fundado em 1975 pelo Professor Luís Laureano, o principal impulsionador da modalidade em Reguengos, tem desempenhado, ao longo das décadas, um papel fundamental no desenvolvimento desportivo da região.
Anualmente, o clube movimenta mais de uma centena de atletas distribuídos pelos diversos escalões de formação, tanto masculinos como femininos, além da equipa de seniores. O trabalho sério e contínuo desenvolvido nos escalões de formação tem sido reconhecido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), com a integração de vários dos nossos jogadores em estágios da seleção nacional. Este reconhecimento reflete o compromisso com o rigor, a disciplina e o desenvolvimento desportivo de excelência.
Em 2020, o clube alcançou um importante reconhecimento ao obter o Estatuto de Utilidade Pública, reforçando a sua relevância no contexto desportivo e comunitário. Com um impressionante palmarés de 239 títulos regionais e diversas participações em competições nacionais, alcançaram-se excelentes resultados, o A.S.C./B.V.R.M. afirma-se assim como um exemplo de sucesso e determinação.
Para assinalar este 50.º aniversário, teremos a honra de organizar mais uma edição do nosso já emblemático Torneio de Minibasquete Cidade de Reguengos. Contudo, em 2025, a XVII edição do torneio será marcada por uma justa homenagem ao fundador do clube: o evento passará a designar-se “Torneio de Minibasquete – Profº Luís Laureano”.
Esta mudança presta homenagem ao Professor que idealizou e liderou esta iniciativa ao longo de 15 edições, reconhecendo o seu trabalho incansável pelo basquetebol em Reguengos e a sua notável contribuição para o clube e a região.
Desta forma, o A.S.C./B.V.R.M. pretende continuar a ser um veículo de promoção da cidade e das empresas reafirmando o seu compromisso não só no âmbito do desporto, como também em termos culturais, educativos e sociais, preservando sempre os valores essenciais da disciplina e do fair play.
Na época transata, o clube conquistou 2 títulos regionais, nos escalões Sub14 e sub16 femininos.
A equipa Sub16 feminina para além do título regional na A.B.Alentejo, alcançou o 2º lugar no Campeonato Distrital de Setúbal com 11 vitórias e apenas 3 derrotas.
Na Taça Nacional terminou a 1ª fase em 1º lugar com 5 vitórias e apenas 1 derrota e conseguiu o apuramento para a 2ª fase da prova terminando na 5ª posição.
Nas 2 últimas épocas foram chamados a estágios das Seleções Nacionais os seguintes atletas:
Mariana Leitão, Maria Janeiro, Mariana Ramalho, Luís Janeiro, Afonso Coelho e Diogo Agostinho.
Os seniores atingiram a Final da Zona Sul da Taça Nacional. Na 1ª fase o ASCBVRM obteve 6 vitórias nos 6 jogos disputados e na 2ª fase disputada em sistema de eliminatórias, eliminou o Beja e os Lobos na Malveira e perdeu a final sul com o A.C.Moscavide.